quarta-feira, 1 de julho de 2009

Shakes saudáveis ajudam a driblar a fome


Receita caseira e dose certa colabora com a dieta

Na correria do dia a dia, muitas vezes, fica difícil seguir horários e conseguir preparar um cardápio completo para todas as refeições. Ainda mais quando estamos sem a mínima vontade de devorar um prato de comida repleto de verduras e salada. O problema é que a dieta exige alguns esforços, e pular refeições ou comer errado pode colocar todo nosso empenho à prova.

Shakes saudáveis, de receita caseira, podem ser aliados para esses momentos em que o tempo ou a vontade não colaboram? "Os shakes têm como base o leite, rico em proteínas. E o lado positivo é que ele pode ser preparado com uma variedade de alimentos . Assim, frutas e cereais são alimentos básicos para prepará-los. Incrementá-lo com linhaça e frutas oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes) aumenta ainda mais o seu valor nutricional", explica a nutricionista Roberta Stella.

Os shakes são uma ótima opção para os momentos de correria já que sua preparação é simples. E, além de não atrapalhar o regime, são aliados da boa saúde. "Dependendo dos ingredientes, eles poderão ser ricos em fibras, que aumentam a saciedade e evitam um excesso alimentar nas refeições seguintes. Entretanto, é importante tomar alguns cuidados para que não fiquem muito calóricos como, por exemplo, utilizar leite desnatado e adoçante, diminuindo, assim, a quantidade de gorduras e açúcar da preparação" diz a especialista.

No café da manhã
Se você faz parte do grupo que vive saindo de casa sem tomar café da manhã , pode fazer dos shakes um aliado melhor ainda. "O shake pode substituir o café da manhã já que neles contêm alimentos típicos dessa refeição como o leite, as frutas e os cereais. Basta escolher os ingredientes certos para garantir uma refeição matinal repleta de nutrientes e vitaminas que são ótimos para o organismo", explica Roberta Stella.

Nada de exageros
Tudo bem que eles são ótimos para os momentos de urgência. Mas não vale substituir todas as refeições por um shake. Assim, nem o regime nem a saúde aguentam. "Uma alimentação não deve ter como base um alimento ou preparação. Isso leva à monotonia alimentar que está relacionada a uma alimentação desequilibrada nutricionalmente e à desistência de seguir em frente no objetivo de emagrecer" alerta a nutri. Durante os lanches da tarde, aqueles que devem ser feitos entre as refeições os shakes também não são uma boa opção, já que seu valor calórico é maior que o desejado.